h1

Perguntas e respostas: Asteróides, galáxias e estrelas !

05/17/2010

– Qual é a maior estrela do Universo ?

VY Canis Majoris com 2,9 bilhões de quilômetros de diâmetro, algo em torno de 1.800 a 2.100 vezes maior que o do Sol.
____________________
– Qual é o formato do Universo?
Os cientistas trabalham com três possibilidades de geometria: plana (como uma mesa), fechada (como a superfície de uma bola) e aberta (como uma sela de cavalo).
____________________
– Qual é a diferença entre asteróide, cometa e meteoro ?
Enquanto o cometa é uma bola de gases congelados, o asteróide é uma grande pedra espacial. O meteoro é apenas um asteróide pequeno.
____________________
– Onde estamos na Via Láctea ?
Os astrônomos deduzem que estamos no meio de um dos braços da galáxia, a 30 mil anos-luz do núcleo, a meio caminho entre a borda e o centro. Calcula-se que existam cerca de 100 bilhões de galáxias.
____________________
– O que é matéria escura ?
É uma parte do universo que sabemos que existe porque exerce força gravitacional, mas não sabemos o que é pois nenhuma luz é refletida lá..
____________________
Continue Lendo para ver mais perguntas e respostas.
– Existe alguma prova de que o espaço sideral é infinito ?
Não, e encontrá-la é um dos maiores objetivos da ciência que estuda o Universo.
____________________
– Que coisas o homem já trouxe da Lua e de outros planetas ?
As missões espaciais não trouxeram grandes souvenires, além de amostras de solo e milhares de rochas. Analisadas em laboratório, elas permitiram descobrir 75 novas variedades de minerais.
____________________
– Quantos planetas já foram descobertos até hoje?
Cerca de 150 planetas. Esse número não é exato porque novos planetas são descobertos o tempo todo, assim como equívocos são admitidos.
____________________
-O que aconteceria se a Terra tivesse mais luas?
Seria uma revolução natural. Pelo menos quatro fenômenos sofreriam grandes alterações: o ciclo das marés, a duração dos dias, a iluminação noturna e a quantidade de eclipses lunares.
____________________
– O que aconteceria com a Terra se a Lua se afastasse?
Para começar, os dias seriam 48 vezes mais longos. Durante a noite, as temperaturas matariam todo mundo de frio. Ao longo do dia, ninguém suportaria o calor. No litoral, ventos violentíssimos de 200 km/h seriam uma brisa comum. Sem chance de sobrevivência.
____________________
– O nosso dia sempre terá 24 horas ?
Não. Conforme a Lua se distanciar da Terra, os dias ficarão mais longos. E a Lua continua se distanciando cada vez mais rápido. Mas não se preocupe, esse cenário caótico provavelmente não vai ter testemunhas: em cerca de 1 bilhão de anos, o Sol vai estar 10% mais quente. Isso já será suficiente para fritar qualquer forma de vida por aqui.
____________________
– Como o Sol não apaga se no espaço não existe oxigênio ?
O fato é que o Sol não é uma bola de fogo. Na verdade, a luz e o calor que sentimos daqui da Terra nada mais são do que o resultado do gás hidrogênio aquecido a 2 milhões de graus Celsius. A essa temperatura, qualquer coisa libera energia na forma de luz e calor. Por isso, temos a impressão de que o astro é feito de fogo.
____________________
– Por que os planetas giram ?
Pode parecer óbvio, mas é a pura verdade: os planetas rodam porque não existe nenhuma força para brecá-los. O fato é que tudo tende a manter seu movimento se não aparecer nada que se oponha.
____________________
– Qual foi o último grande meteoro a cair num continente ?
Não faz tanto tempo assim. O último grande meteoro se chocou contra um continente há 95 anos, provocando uma explosão com potência mil vezes maior que a da bomba de Hiroshima. Só não virou a maior tragédia da história humana porque ele caiu em um lugar desabitado, a região de Tunguska, na Sibéria.
____________________
– O que é o cinturão de asteróides ?
É um planeta que nunca nasceu. O cinturão é um conjunto de milhões de pedregulhos espaciais que giram em torno do Sol, entre as órbitas de Marte e Júpiter. O curioso é que todos os planetas se formaram a partir de cinturões assim.
____________________
– A Terra pode ser engolida por um buraco negro ?
Até pode, mas a probabilidade é ínfima, menor do que ganhar 100 vezes seguidas na Mega-sena. É muito mais fácil, por exemplo, o planeta ser destruído antes por um asteróide gigantesco ou ficar chamuscado na explosão do Sol, daqui a 4,5 bilhões de anos.
____________________
– Como surgiu a Lua ?
Provavelmente, a Lua nasceu de uma pancada que a Terra levou. Há mais de 4 bilhões de anos, nosso planeta teria sofrido o maior impacto de sua existência: bateu de frente com outro planeta, um colosso do tamanho de Marte que atravessou a sua órbita.
____________________
– É verdade que o Sol vai morrer ?
Sim, e sem ele, a vida na Terra não tem chance de sobrevivência. A data da tragédia já está marcada, porque é possível deduzir, mais ou menos, quando o combustível do Sol irá acabar: por volta do ano 7.500.000.000.
____________________
– Existem terremotos na Lua ?
Sim, mas na verdade eles são chamados de lunamotos, pois terremotos, como a própria palavra indica, batizam apenas os abalos sísmicos aqui da Terra. Na Lua, os abalos aparecem por causa de puxões que a gravidade da Terra dá no satélite.
____________________
– Por que os planetas têm forma esférica?
Os planetas e, em geral, os demais corpos celestes, são quase esféricos devido à gravidade, que se distribui igualmente em todas as direções.
____________________
Video Comparando o tamanho dos planetas.
E esse de um impacto de um asteroide.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: